Insurto no relatório da Trendwatching!

 

Foi publicado hoje pela agência Trendwatching o relatório mensal com as principais tendências de comportamento do consumidor no mundo. O tema é (Re)Commerce e tenho a felicidade de informar que a única ação brasileira divulgada mundialmente foi indicação deste insurtado aqui: o Trade-in das impressoras HP!

No conceito “Trade in to trade up” (trocar para melhorar), a idéia é que os consumidores perceberam o valor dos seus produtos usados. Veja a íntegra:

”Os consumidores têm mais consciência do que nunca de que seus produtos velhos têm valor, no entanto, a aversão pela perda, o efeito dote (supervalorização daquilo que se tem), e a inconveniência da venda significa que os consumidores com frequência relutam em vender até mesmo os itens que raramente são usados.

 

E é por isso que as iniciativas do tipo TRADE IN TO TRADE UP tomadas pelas marcas superam várias dessas barreiras: os consumidores podem destravar o valor de seus produtos velhos com rapidez e conveniência, ao mesmo tempo em que colocam as mãos e versões novas e melhoradas.


Compradores em setores de rotatividade veloz como moda e eletrônicos, recebem bem programas de troca com desconto, já que eles ajudam a aliviar o gasto proibitivo de se manter atualizado com novos produtos sempre desejáveis e com vida útil cada vez mais curta - e com frequência garantem que itens desatualizados sejam reaproveitados ou reciclados.


Apenas alguns sinais dos tempos: Gazelle, um site norte-americano de troca com desconto, comprou 2.000 iPads na hora seguinte ao anúncio feito por Steve Jobs sobre o iPad 2. Ao mesmo tempo, em julho de 2011, um levantamento da Experian descobriu que 35% das pessoas estavam pensando em comprar um iPhone 5, apesar de ainda nem terem visto um!”

De fato, quase todas as marcas de eletrônicos oferecem esquemas de troca e isto está rapidamente se expandindo para lojas físicas também:

  • Entra agosto de outubro de 2011, a Hewlett-Packard ofereceu no Brasil descontos aos consumidores de até R$ 200 para quem desse impressoras usadas como parte do pagamento.”

E aqui a confirmação por e-mail do Tim Pitts, da agência, sobre a utilização da minha pesquisa sobre a ação da HP:

“Dear Felipe,
Thank you for your spotting (request #17: (RE)COMMERCE). We really liked it and have added it to our database. Looking forward to your next contribution,
Tim Pitts
tim@happyspotting.com

Quer saber mais sobre (RE)Commerce? Acesse o Trendbriefing completo aqui!


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Insurto no relatório da Trendwatching!"

Mário Machado Pinto disse...

Parabéns, Felipe!
O que falta agora?

...

Abraços Mário L Machado Pinto

Agne disse...

Obrigado Mário! Faltam muitas coisas... Segunda-feira estarei com Reinier, fundador e CEO da Trendwatching, e Henry, chefe de Pesquisas e Análises, em São Paulo para um bate-papo e com certeza voltarei com novidades sobre o comportamento do consumidor.
Abraço!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: