Para os empresários no Facebook

As redes sociais estão bombando. Depois da ascensão do E-commerce, o Social Commerce está vindo a mil e um bom exemplo é a Likestore. A Internet é uma nova "fogueira" e, como escrevi anteriormente, é natural que os mais afoitos saiam queimados. Então me proponho a dar uma ajuda básica em três tópicos aos empresários recém-chegados para evitar que tenham problemas com o Facebook.

1. Empresa não pode ter perfil no Facebook.

A política de uso do Facebook só permite contas de indivíduos, não de pessoas jurídicas. Empresas devem ter fan pages. Se você insistir no perfil e o Facebook notar, o perfil é excluído com todo o seu conteúdo.

Não leu a Declaração de Direitos e Responsabilidades quando criou sua conta? Segue trecho extraído da Central de Ajuda do Facebook:

"A conta que criei para promover meus negócios, banda ou outra organização foi desativada. O que fazer?

Resposta do Facebook: De acordo com a nossa Declaração de direitos e responsabilidades, os perfis do Facebook devem representar um indivíduo. Não é permitido que os usuários mantenham uma conta sob o nome de uma organização ou usem contas pessoais para fazer propaganda ou promovê-los profissionalmente. Se o seu perfil foi listado sob um nome de um indivíduo ou usado primeiramente para promoção profissional, esse é provavelmente o motivo pelo qual ele foi removido."

2. Por que não posso ter perfil de empresa no Facebook?

Primeiro porque o Facebook ganha dinheiro com anúncios das empresas. Você pode segmentar os anúncios, como no Google Ads, para ter certeza de que vai chegar no seu público alvo. Se o Face lucra com isto, não vai permitir que você faça propaganda de graça.

Segundo porque se você posta anúncios em grupos ou perfis alheios, você é um spammer,  e spammers são chatos. Sabe aqueles e-mails de "aumente seu pênis?" Eles enviam por e-mail para quem tem, para quem não tem, para quem ainda não sabe o que é e para quem não lembra mais. É a mesma coisa: seu anúncio não é segmentado, portanto é mais incômodo do que relevante. E existem cinco  palavra/atitudes mágicas nas redes sociais: relevância, ética, transparência, criatividade e inovação.

3. Tá, mas como vou interagir com o pessoal?

Interaja com seu perfil pessoal, que será o administrador da sua página. Compartilhe o conteúdo do seu negócio no seu perfil para quem é seu amigo. Anuncie na Facebook. Há muitas formas de interagir com seu público respeitando as políticas de uso e, portanto, sendo ético. Na dúvida, leia muito, estude antes de sair fazendo ou contrate um especialista em Social Media.

O Facebook está se tornando a maior plataforma social de negócios do mundo. Se você duvida, então leia esta matéria da IstoÉ Dinheiro. Quer fazer parte disto? Entre em contato.

Abraço e boa sorte!


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Para os empresários no Facebook"

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: