Um olhar sobre a verdadeira audiência do Twitter

O eMarketer divulgou hoje um artigo sobre uma pesquisa “Twitter Users: A Vocal Minority”, de autoria do seu analista sênior Paul Verna. Em resumo, traz dados consistentes sobre o que nós, profissionais das redes, já percebemos no dia-a-dia: os números de usuários são exagerados. Só não podíamos calcular o quanto! Acompanhe:

“Relatórios de uso do Twitter podem variar bastante. A própria empresa informou que em setembro de 2010, 175 milhões de contas tinham sido criadas. As empresas que acompanham o número de visitantes únicos registradas no Twitter.com calcularam um aumento entre 20 e 26 milhões por mês no ano passado.


Mas por causa de contas duplicadas, usuários internacionais, "desistentes do Twitter" e o fato de que muitos visitantes do Twitter.com vão simplesmente ler tweets públicos e não verdadeiramente utilizar o serviço os números são quase sempre superiores a dados de questionários que perguntam aos usuários de internet sobre suas hábitos on-line e móveis.


"Os usuários do Twitter são um grupo considerável e crescente, mas seus números são consideravelmente menores do que os divulgados em vários meios de comunicação e pelo próprio Twitter", disse Paul Verna, analista sênior da eMarketer e autor do novo relatório "Twitter Users: a Vocal Minority”. "Nos EUA, isso significa que são dezenas de milhões de usuários, e não centenas de milhões."


O eMarketer estima que 20,6 milhões de adultos dos EUA irá acessar uma conta de Twitter, pelo menos mensalmente este ano, um aumento de 26,3% sobre os 16,4 milhões no ano passado. Crescimento vai continuar na casa dos dois dígitos até 2013, quando cerca de 28 milhões de adultos serão usuários do Twitter.

Essa estimativa se baseia principalmente em uma meta-análise de pesquisas que entrevistou pessoas em sua real utilização do Twitter, independentemente da plataforma.


Um perfil demográfico dos usuários do Twitter a partir do Pew Internet & American Life Project constatou que 10% dos usuários de internet dos EUA do sexo feminino e 7% dos usuários do sexo masculino usou o Twitter. O serviço foi decididamente mais popular entre os adultos mais jovens, resultado apoiado por outras pesquisas.


Mobile é uma plataforma grande e crescente de usuários do Twitter. O comScore observou que em janeiro de 2011 havia 7,8 milhões de assinantes de dispositivo móvel utilizando o Twitter em seus celulares nos EUA, um aumento acentuado de 66% sobre janeiro do ano anterior.

"As marcas devem considerar as características demográficas e hábitos de utilização da audiência do Twitter como eles planejam iniciativas de marketing e compras de anúncios no Twitter", disse Verna. "A definição de expectativas realistas, baseadas em uma análise aprofundada dos dados renderá melhores resultados do que ficar preso as estimativas exageradas."


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Um olhar sobre a verdadeira audiência do Twitter"

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: