Você, a Internet, o Universo e Pollock

Já imaginou se você pudesse ver todo o Universo conhecido em apenas uma imagem? Os astrofísicos do Museu Americano de História Natural transformaram isso em realidade através do Atlas Digital do Universo.  A indicação foi de minha amiga e colega de Artes Visuais Renata Remédios. Agora você sabe o que um astrofísico faz!

O video faz parte de uma exposição chamada “Visions of the Cosmos: From the Milky Ocean to an Evolving Universe”, que estreiou no Rubin Museum of Art em maio de 2010.

Olhando o Universo do ponto mais afastado, vi uma semelhança com o mapa 3D da Internet, produzido pelo pessoal da Opte Pro. O mapa é atualizado a cada semana desde o seu lançamento em 2003. A imagem original integra a coleção do The Museum of Modern Art de Nova – MOMA de Nova Iorque.

E falando em Arte, ambas as imagens me remeteram às pinturas de Jackson Pollock:

Pollock pintava com o movimento do corpo no espaço e no tempo. Seus deslocamentos ficavam marcados com a tinta pingando no chão, onde a tela era colocada. O rastro de um movimento criava conexões com os anteriores, gerando este emaranhado.

Tá, mas e daí?

E daí que fico pensando: o universo é vasto e somos pó, mas nossa organização na Internet, nossa arte, nossa cultura imita sua estrutura. A imagem da rede nada mais é que um rastro dos nossos movimentos no Universo digital, como os rastros de tinta de Pollock.

Já parou para pensar sobre o tipo de conexões e rastros que você está criando no seu espaço e no seu tempo, ou melhor: na sua vida?


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Você, a Internet, o Universo e Pollock"

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: