Compre uma menina indiana

thegirlstoreHoje comprei uma menina indiana. Você pode não acreditar, mas tem muitas pessoas comprando meninas indianas. É comum elas serem vendidas para casamentos arranjados, como escravas sexuais ou coisa pior. Algo tipo o que acontece no Brasil. Se você não acredita leia “Meninas da Noite”, do jornalista Gilberto Dimenstein.

Mas vamos votar à Binny (a menina que comprei). Ela tem 7 anos e estava à venda no site The Girl Store. Olha a foto dela aí embaixo:

binnyAntes que você pense que sou algum tipo de pessoa ruim, vou explicar: o site foi criado pela organização Nanhi Kali, com apoio da Mahindra Foundation. Seu objetivo é que as pessoas “comprem” a vida das meninas de volta para elas (buy a girl her live back).

Como fazer isso? A proposta é você comprar materiais, roupas e outras coisas que faltam para que ela estude. Quando todo material é comprado, aparece sobre a imagem da menina uma tarja escrito “off to school”. Você pode pagar no cartão via Paypal. A cada compra a menina ganha uma hora e meia de tutoria para avançar nos estudos.

Apenas três entre dez meninas indianas que entram no ensino fundamental chegam ao final do ensino médio. Elas tem de driblar a falta de recursos, evitar ser vendidas, casadas a força e engravidar. 

A organização acredita que o meio mais eficiente para quebrar o ciclo de exploração das meninas indianas é a educação. Pessoalmente, concordo. Que o diga Audrey Hepburn em My Fair Lady. Ok, foi um péssimo exemplo, mas você sacou o que a educação muda em uma mulher. Se não sacou, assista.

Dei a Binny um par de sapatos porque, quando a vi, lembrei do filme iraniano “Filhos do Paraíso”, de Majid Majidi, onde os irmãos se revezam no uso de um par de sapatos para ir a escola. Vale a pena pela simplicidade e delicadeza, mas também pela importância do professor ter um olhar atento as necessidades das crianças que educa.

Bem, este é um exemplo de como a Internet pode ser usada em causas humanitárias de uma forma interessante, diferente e inovadora. E o melhor de tudo: pensar na Binny de sapatos novos já fez meu dia começar infinitamente melhor. E você, está esperando o quê para comprar a sua?


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Compre uma menina indiana"

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: