Harlan Ellison: “Pague o escritor!”


Por que as pessoas pensam que textos e fotos VALEM NADA? Pior: por que ficam surpresas quando você COBRA? Não foi uma nem duas vezes que recebi propostas para uso de fotos ou textos de minha autoria e, quando falo em orçamento (mesmo sem perguntarem), questionam se vou cobrar e apelam para o “você terá a divulgação do seu trabalho”. Ahã. Não preciso dizer onde dá vontade de mandar enfiar a tal divulgação.
Vai daí que me deparo com o video abaixo no blog Designers Justiceiros (que vale um Recomendo em um próximo post), onde o escritor Harlan Ellison faz um desabafo sobre esta questão. E não é contra peixe pequeno: a vilã é a Warner Bros, uma empresa que deveria valorizar a produção de bom conteúdo, sejam imagens ou textos, mais do que qualquer outra. Eu mesmo não responderia de maneira mais eloquente:

Tá, mas e daí?

E daí que você também pode ser um dos principiantes explorados pela falta de conhecimento do mercado. Seu trabalho é bom? Cobre. Você investiu, se aperfeiçoou na sua área? Cobre.
“Ah, mas eu preciso mostrar meu trabalho antes de cobrar e não tenho nada”. Ok, sabe a Assistência Social da Prefeitura da sua cidade? Ali deve ter uma lista de ONGs, escolas, entidades, etc. precisando de um trabalho voluntário de um designer, escritor, fotógrafo. Se você vai trabalhar de graça que seja para quem precisa, não para quem pode pagar e vai lucrar às suas custas. Ou entre no fosso descrito por Ellison.
No Designers Justiceiros tem outro post muito bom: As dez mentiras mais comuns que nos são contadas pelos clientes. Vale a pena a leitura.
E você, já ouviu alguma?
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Harlan Ellison: “Pague o escritor!”"

Fernanda disse...

Adorei o vídeo, mesmo entendendo muito pouco, mas já dá pra ter uma idéia desse mundo surtado que vivemos...!!! Paga-se por pouca coisa, por que não pagar justo por trabalho justo!?

Fernanda Peixoto

Zinha Santos disse...

Poxa, eu adorei... quantas vezes já fiz trabalhos de graça pq precisava divulgar? Ficava puta pq aos outros pagavam e a mim naum. Ai quando eu deixei de ser besta e pronto, perco trabalho, mas naum me desvalorizo!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: