Algumas verdades sobre campanhas em redes sociais

Vamos fazer um viral e…

Tem muitas marcas comprando o famoso “vírus de bruços”: acham que estão levando um viral, mas é uma promoção disfarçada. Viral é algo que as pessoas reproduzem/enviam para os amigos espontaneamente, porque curtiram, acharam legal. Se você vai dar algo, seja desconto ou brinde, é promoção. Um viral ou é espontâneo, acidental, ou… custa muito caro e precisa ter um timing perfeito.

Vamos incluir um ARG e…

Meia dúzia vai participar. Jogos são legais, mas as pessoas não têm tempo para ficar “desvendando” enigmas, navegando aqui e ali, escrevendo textos, etc. Faça o simples e compare os resultados.

Você tem que me seguir se quiser…

Dar um follow é tão fácil quanto dar unfollow. Conquistar seguidores com promoções é fácil, mas mantê-los é o desafio. Para isso, é preciso gerar conteúdo interessante para o seu público e conversar com as pessoas abertamente.

Resultados: conseguimos xxxx followers…

Como um amigo meu sempre diz: “Tá, mas e daí?”. Quantos desses followers realmente interessam para a marca? Quantos vão permanecer na próxima semana/mês? Relacionamentos não são descartáveis. Pessoas não são descartáveis.

O blog tem xxxx seguidores…

Ok, mas quem usa o Google Reader? Dos blogs que você segue, quantos você acessa através desse sistema? Desses seguidores, quantos estão no seu foco?

Concluindo

Estar presente nas redes sociais é fácil. Difícil é estar nas redes sociais com pertinência e resultados para a sua marca. Falando em resultados, você sabe claramente o que quer nas redes sociais?

PS: para descontrair

Fiquem com um viral espontâneo (e negativo) sobre o brinde dos ovos Batom: um vibrador. Tem coisas que só a Garoto faz para você…


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5 comentários: on "Algumas verdades sobre campanhas em redes sociais"

Karol disse...

ótimo texto....confesso que acompanho todos os blogs do meu google reader, pois só sigo os que realmente gosto! Mas já ví muitíssimos blogs sem conteúdo, apenas com imagem e legenda como se diz, com milhares de seguidores..na hora imagino : promoções! Não há outra explicação, e acredito que muitas pessoas já percebem de cara, assim como eu..
também serve para o twitter...

bjs

Karol disse...

Indiquei o post no meu blog ;)

Agne disse...

Obrigado, Carol! Promoção é um meio de atingir o objetivo de ter seguidores e dos mais eficientes. A questão é se esse público é realmente o seu público e como obter resultados com isso. ;o)

Cibele disse...

Oi Agne, curti os seus textos.
Te achei pq você me add no twitter e vi que trabalhas na Mix Use (certa feita fiz um post falando de vcs!). É complicada esta questão das promoções. Uma vez, lá no twitter mesmo, questionei aos meus amigos se valia a pena tais promoções. Um amigo respondeu que sim, pois a partir destas promoções ele acabou conhecendo uma marca de mochila mto bacana. Bem, acho que sempre vai haver alguém que vai curtir sua marca a partir das promoções e vai ter gente que vai te unfollow logo depois que a promoção acabar. Mas é como tu escreveu, difícil mesmo é manter o pessoal com assunto interessante depois da dita promoção/divulgação!
Abçs

Ciby Pfleger
www.hojesoamanha.com.br

Agne disse...

Oi Ciby! Obrigado!
Achei seu blog justamente por este post a respeito das tendências da MIX-USE. Promoção vale a pena, desde que esteja alinhada com os objetivos que você quer atingir: mais follower/seguidores? Banco de dados? Mailing? Pesquisa? E o que fazer com isso depois? That are the questions...
Abraço!

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