Dia da Mulher: Por que Adão abandonou o Paraíso?


Hoje é Dia Internacional da Mulher e aproveito para retomar as postagens do InSurto. Mas não vou falar de fotografia, redes sociais ou propaganda. O tema é mulher, e mais especificamente, Eva.
Todos conhecem a história de Adão e Eva: do ponto de vista bíblico, ela foi induzida pela Serpente a comer do fruto proibido, e enganou Adão para que cometesse o mesmo erro. De minha parte, prefiro a versão de John Milton na obra “Paraíso Perdido”.

O poema de Milton nos coloca diante de outra perspectiva: Adão não foi enganado, mas mordeu a maçã como uma escolha consciente. Preferiu enfrentar o risco de desafiar Deus a viver no Paraíso sem a amada Eva. Isso fica claro neste trecho do Canto IX:
Certo, viver sem ti... eu... como posso?
Como deixar-me do prazer de ouvir-te,
E do tão terno amor que nos enlaça,
Para outra vez peregrinar sozinho
Por estes broncos e perdidos bosques?!
Se Deus quisesse produzir outra Eva
De outra costela minha, nem dest’arte
Deixaria tua perda um só instante
De lacerar-me o coração saudoso”.


Em outra obra, cujo nome me escapa, mas era um filme chinês desses antigos, ocorreu cena semelhante. Um velho guerreiro aguarda o desabroxar de uma rosa à beira de um abismo, que dizem ter o poder de rejuvenescer e curar. O general se aproxima com seu exército e pede que se afaste, porque o Imperador estava doente e precisava da rosa. O guerreiro se nega, ao que o general pergunta: “O que é mais importante que Deus no Céu e o Imperador na Terra?”. A resposta é imediata: “Uma mulher, em meu coração”.

De Milton a uma obscura produção oriental, a idéia se mantém: deuses, imperadores, trabalho, conquistas ou paraísos nada valem sem que a mulher escolhida esteja o seu lado. Ela é o templo, o palácio, a razão de todas as atividades do universo masculino.
Por isso não acredito em um Dia Internacional da Mulher: acredito em um segundos eternos, próprios, limitados ao espaço das batidas de meu coração, habitados e dedicados a mulher.
Parabéns, menina.
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Dia da Mulher: Por que Adão abandonou o Paraíso?"

Pri disse...

Meu maior presente hoje é ser a SUA mulher. :D

"BORRACHOS" disse...

No dia de tão famosa e sublime beldade a Mulher,
Eu não pude tê-la junta nem de média idade,
A Mulher suprema a Mulher verdade,
Vi em meu redor as falsas do amor,
As mulheres sem côr,
As vis sem pudor.
Continuo a busca noite e madrugada,
Na rua em casa e até na estrada,
Para ver se encontro minha Doce Amada!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: