Você é a fonte: Google lança pesquisa social

Pesquisar no Google se tornou mais interessante agora: o Google liberou a versão beta do seu sistema de pesquisa social. Como diria um amigo meu: "Tá, mas e daí?". Daí que você, ao fazer uma busca, pode verificar primeiro o que os seus amigos falaram a respeito do assunto nas redes sociais. A notícia saiu ontem no blog do Google, onde você encontra uns videos legais sobre como o sistema funciona.

Como não basta saber das novidades, é preciso testá-las, "vamos ao sacrifício": digitei a palavra "social" no Google e o resultado foi... normal. Então fui na aba "Mostrar Opções" e apareceu abaixo da aba "Todos os Resultados" a opção "Todos os Resultados - Social". Ao clicar em "Social", a função mostrou a que veio: apareceram posts do Marcel Trindade, do blog Colaterais, e de Diego Schmitt, do blog da CoutoSchmitt.

Ao lado do nome do seu contato, o Google informa como ele está conectado a você. Em ambos os casos, eram contatos via Gmail (meio óbvio esse resultado, não?). Estranho que tenho muito mais contatos falando sobre social media em redes como o Ning, por exemplo, e nenhum resultado apareceu. Mas vale lembrar que é uma versão beta. Testei outras palavras e apareceram resultados do Diego no Twitter, rede que parece ter entrado como prioridade na indexação do Google há algum tempo.

Como nem tudo é festa, o sistema só está disponível configurando o Google para a sua versão em Inglês. O que muda em nossas vidas? Tudo o que você postar em seu blog, Orkut, Twitter ou whatever agora poderá ser visto com maior facilidade pelas pessoas que incluíram você como contato nas redes sociais. Teoricamente, você pode se tornar um "filtro" de conteúdo mais próximo para os seus amigos, e vice-versa.

Um exemplo prático: você digita o nome de um livro e usa o Social Search, então aparece uma lista de posts de amigos seus que leram o livro e escreveram a respeito. Assim, você pode ver se vale a pena (ou não) a leitura. De quebra, você também tem a opção de pedir o livro emprestado e economizar. Supondo, é claro, que o seu contato realmente seja um amigo. Agora, de outro lado, você já pensou no que os seus amigos vão encontrar quando digitarem seu nome no Google?

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Você é a fonte: Google lança pesquisa social"

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: