O que você pode aprender com a Pixar sobre o seu blog

A Pixar é a empresa de animação responsável por sucessos como Toy History, Monstros SA, Wall E e o recente Up, além de vários curtas que tradicionalmente abrem suas grandes produções. Mas o que isso tem a ver com blogs?

O curta sobre o qual vamos falar se chama “One Man Band”. Resumo da história: uma menina vai jogar uma moeda na fonte para fazer um desejo, então se torna alvo de dois músicos que disputam sua atenção (e a moeda, claro). “Tá, mas e daí?”

Vejamos o curta como uma metáfora, onde temos o músico amarelo (você), a menina (o leitor/leitora), o músico verde (o concorrente) e a praça (Internet). Sacou? Então “senta que lá vem a história”:

Quando voce começa um blog, precisa fazer tudo: escolher o serviço, aprender a usar, criar um nome, mudar layout, editar html, aprender sobre os gadgets, pesquisar, escrever e… chamar a atenção dos leitores. Ou seja, tocar todos os intrumentos sozinho(a).

Mas como diria Michael Jackson “You are not alone”: tem a concorrência disputando seu leitor(a). Você vê que ele/ela tem um layout diferente, uma abordagem interessante e lá vai você, desesperado(a) para fazer ajustes daqui e dali, acaba bagunçando o visual do blog, desconfigura isso e aquilo, enfim, um inferno. E fica pior quando começam as disputas de beleza.

E nessa disputa, quem fica esquecido? O leitor/leitora, e o conteúdo. Para deixar claras as prioridades, recomendo a leitura do artigo Eu acredito em pessoas. Os músicos estavam tão preocupados em mostrar que eram os “gostosões” e seus mil recursos que esqueceram de perguntar o que a menina desejava ouvir e se queria ouvir alguma coisa. Fail.

Como é característico da Geração Y, o leitor/leitora aprende rápido. Domina as ferramentas e toca o que gosta. Em alguns casos, obtém bons resultados. Foi exatamente o que a menina fez. Muito ruim no começo, mas melhorou apesar dos profissionais terem virado a cara ao ouvir os primeiros acordes (e babado ao ver o saco de moedas depois!).

Qual o ponto? A Internet é uma praça gigantesca, com um espaço muito maior do que a capacidade que qualquer um de nós tem de ocupá-lo. Podemos ficar tocando nossos blogs sozinhos, entrando em disputas que ninguém ganha, ou nos ajudar. Ser menos “One man band” e mais como uma Orquestra. Preocupe-se menos com as ferramentas e mais em ajudar pessoas oferecendo um bom conteúdo.

Se você gostou deste artigo, comente no InSurto.

Quer conferir o video? Clique aqui.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

6 comentários: on "O que você pode aprender com a Pixar sobre o seu blog"

Joy disse...

adoreiiiii seu artigo !!

Bjos bjos

Agne disse...

Obrigado! Desculpe o trocadilho, but... enjoy!

val makeup disse...

Obrigada pela dica, era o que eu precisa...
Vou prestar mais atenção na "menina" e na "praça"...
Suas dicas são valiosas, parabéns.

Abraços.

Agne disse...

Beleza, Val! Obrigado!

Mona disse...

Gostei do artigo e do seu blog!!!!

Agne disse...

Obrigado, Mona!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: