Como fazer um blog atrativo para as marcas

Diariamente recebo muitas propostas de parceria com blogs para a MIX-USE. Resolvi escrever este artigo, destinado a blogueiras iniciantes e a meninas que estão pensando em começar, para ajudá-las a fazer blogs atraentes para as marcas e obter parcerias mais rapidamente.

Ao examinar cada proposta, percebemos que muitos dos blogs têm menos de um ano de "vida". Mesmo que as proprietárias não saibam disso, nossa equipe faz um monitoramento constantemente de todos os contatos até que aconteça a convergência de dois fatores: a disponibilidade de recursos (o budge que administramos tem seus limites) e a chegada do blog a um ponto de maturidade profissional. Mas o que significa "maturidade profissional" e o que você pode fazer para atingi-la mais rápido, aumentando as chances de conseguir parcerias com uma marca?
Antes de dar essa resposta, vou apenas citar as duas principais ferramentas usadas para criar um blog: Blogger e Wordpress. Há também o Typepad, mas não recebi nenhuma proposta de blog no Brasil onde identificasse seu uso. Se você quiser saber mais, existem centenas de tutoriais na web para cada plataforma que vão ajudá-la a decidir qual a mais adequada para você.

Voltando ao tema, encontrei muito material sobre como usar as ferramentas, mas há uma redução visível quando o assunto é administrar um blog. Criar um blog é relativamente fácil, mas é a forma como você o gerencia que vai garantir seu sucesso em atrair marcas parceiras. Por essa razão, resolvi focar no tema que vai fazer a diferença no seu trabalho como blogueira: planejamento, foco, conteúdo e gestão.

Denise Wakeman, fundadora do "The Blog Squad", tem dez dicas interessantes para começar um blog profissional. Vamos a elas:
1. Por quê?
Antes de qualquer coisa, pense sobre o que a motiva a criar um blog. Qual o seu propósito? Como esse propósito está relacionado aos seus objetivos de negócio?

2. Para quê?
Quais são os objetivos de negócio que você quer dar ao seu blog? Algumas pessoas usam o blog para atrair audiência, outras para ganhar fama, outras para gerar conteúdo para publicar livros, artigos ou criar programas. O que você quer que seu blog produza?
3. Para quem?
Quem é sua "leitora ideal" ou seu público? Para quem você está escrevendo? Na maioria dos casos, a leitora ideal tem um perfil semelhante a cliente ideal dos seus possíveis parceiros ou patrocinadores. É importante que você conheça o seu público para fornecer informações capazes de despertar seu interesse e atender suas necessidades.
4. Provoque
Qual a sensação que você quer provocar em suas leitoras ao ler seu blog? Pode parecer uma questão estranha, mas é importante saber que a reação que você deseja despertar vai definir o modo como você vai escrever. Você quer motivá-las, inspirá-las, fazer com que tomem atitudes?

5. Instigue
O que você espera que suas leitoras façam ao ler seu blog? Isto está relacionado a estipular metas. Deseja que ela clique nos banners dos anúncios? Que assine seu feed? Que se torne uma seguidora? Deixe claros os passos para que a leitora faça isso.

6. Tempo
Quanto tempo você vai dedicar para o blog por semana? Este é o coração do trabalho de uma blogueira. Se você não vai escrever um bom volume de informação com valor, relevante, então você está perdendo seu tempo e fazendo a leitora perder o dela. A maioria dos blogs de sucesso oferece conteúdo atualizado, com novidades pelo menos duas ou três vezes por semana. Você consegue administrar isso? Você pode ter uma equipe de blogueiras? Lembre-se que existem muitas maneiras de gerar conteúdo. Não precisa ser só você a produzir o tempo todo.

7. Mensagem x Negócio
Qual é a mensagem principal do seu blog? Isso está relacionado ao tema do seu blog e ao nicho no qual ele está focado. O que você quer que suas leitoras aprendam? Por que alguém iria ler o seu blog e, o mais importante, porque iria assinar o feed ou se tornar seguidora? Esta é outro ponto fundamental para definir antes de começar o blog.
8. Calendário Editorial
Crie um Calendário Editorial. Não é segredo que o conteúdo é a essência do blog, então ajuda muito ter um Plano de Conteúdo. Um blog bom deve ter uma lista de 7 a 10 palavras-chave que definam as categorias dos temas que você vai falar. Uma vez que você defina as categorias, você pode planejar o seu calendário com os conteúdos. Se você pretende postar três vezes por semana, então defina que categoria será abordado em cada dia. Faça uma lista de cinco tópicos para cada categoria. Com cinco tópicos em dez categorias, você tem 50 possibilidades de posts para criar.

9. Pesquisa
Faça o dever de casa. Para o sucesso do seu blog é fundamental conhecer a concorrência. Quem está blogando no seu nicho? Sobre o que estão escrevendo? Se os blogs nesse nicho são escassos, é uma grande oportunidade para se destacar nas ferramentas de busca. Encontrar os melhores blogs vai tomar tempo e exigir pesquisa. Comece com o Technorati.com, procure blogs que usem as mesmas palavras-chave do seu. Use o Alltop.com e o Blogs.com para encontrar os melhores.
10. Mãos à obra
Faça seu blog. Agora que você terminou a pesquisa, você sabe qual a mensagem que deseja transmitir e tem o conteúdo definido, é hora de botar a mão na massa. É quando a parte divertida começa, mas não é fácil acertar de primeira. Duas coisas para você pensar:

1 - Você é do tipo "faça-você-mesmo" e vai fazer o blog por conta própria? e;
2 - Você tem conhecimento técnico ou não?

Todas as plataformas para criar blogs têm seus prós e contras. Se você tem conhecimento técnico, talvez prefira o Wordpress ou o Blogger. Se não tem, talvez o Typepad seja melhor para você.
Ainda sobre blogar, talvez você se interesse pelo artigo "O que John Wayne tem a dizer sobre sua marca?", e possa usar os dados do post "Redessociais.br: o perfil do brasileiro na web" para montar o Media Kit do seu blog. Outra fonte de informação que encontrei em Português foi o Blosque.

Existem muitas outras dicas que posso publicar no futuro caso o assunto interesse, mas com essas você já tem muito trabalho pela frente. Você tem alguma dica ou dúvida que gostaria de compartilhar? Divida com todos nos comentários. Confesso que aprendi muito com a pesquisa para este artigo e, quando ajudamos as pessoas, geralmente recebemos de volta muito mais do que oferecemos.

“Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro."

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

40 comentários: on "Como fazer um blog atrativo para as marcas"

Pri disse...

Muito bom, Felipe. Parabéns! :*

Alessandra, disse...

Olá, estou com um blog há 1 mês e adorei as dicas...valew,,,,,

www.mdemulhermoca.blogspot.com


Alessandra

Mel Salvi disse...

AMEI!!!
Tô pensando em fazer um post com respostas às perguntas acima.
bjks
Mel

Sedamar Esaki disse...

Adorei!
Estou começando o meu blog e as dicas foram as melhores que li a respeito. Super obrigada pela contribuição. Sedamar
http://sedaemar.blogspot.com

Agne disse...

Obrigado, Pri! Bom vai ser ter você como minha guia em MG!

Agne disse...

Oi Alessandra! Fico feliz que tenha gostado. Agora o negócio é colocar em prática!
Abraço!

Agne disse...

Obrigado, Mel! Assim que postar comente aqui para que mais pessoas vejam e possam ter como exemplo!
Abração!

Agne disse...

Sedamar, sem palavras! Se ajudar você com seu blog, já valeu o post!
Abraço!

Cássia disse...

Muito bom...
Vou por em prática no meu blog. Dedicação tenho muita e acho que suas dicas podem me ajudar a melhora-lo mais.
Parabéns e obrigada pelo post.

Cássia - Blog Gaveta de Cima

Cristiane disse...

Valeu Fino!!! sou a cris de BH.
adorei as suas dicas, estava precisando... vou começar agora mesmo!!!
bjos.

Agne disse...

Obrigado Cássia! Se puder, avise-nos sobre o que você mudou e que resultados obteve com as alterações, ok?

Agne disse...

Oi Cristiane! É isso aí: fazer o mais rápido possível e lembre-se de mensurar os resultados. Abraço!

Talita :) disse...

Parabénssss Felipe ... curti a matériaaa!! Eu tenho o blog há 1 mês e achooo que no conseguindoo 'sobreviver' bem nesse meio até, já tenho mais de mts seguidoras. Mas por enquanto não invisto em correr atrás de parcerias, tô esperando ganhar mais terreno, axo q isso é o certo né? Na verdade ia ser bem legal né, pq vejo tantas meninas que ganham tantos produtos e depois divulgam, sorteiam e blá blá ... é que na verdade criei ele sem essas intenções, só depois que vi que posso ganhar até com ele né .... Mas enfim, parabéns mais uma vez! e visitem meu blog depois:

http://www.balinhaaa.blogspot.com/

beijos! ;)

agislania disse...

Muito bom, mas depois de ler isso eu fico feliz de que minha intenção pro meu blog seja um arquivo pessoal das coisas sobre as quais quero falar... fazer blog famoso dá muito trabalho e eu confesso que não tería tanta paciência :P
Bjos

Agne disse...

Talita, obrigado! Mas assim... esse negócio de seguidores dá pano pra outro post inteiro! O que você está fazendo é o correto: vá com calma, faça o blog crescer antes de mais nada. Ninguém pega medalha nas olimpiadas sem treinar muito antes. Abraço e sucesso!

Agne disse...

O mais importante você já definiu, Agislânia: o que você quer do seu blog. Boa sorte e obrigado pela visita!

val makeup disse...

Adorei sua dicas para melhorar o blog, tenho o meu a 1 ano e 8 meses falo especificamente sobre maquiagem, minha maior vontade é justamente ter grandes parceiros (as) como as grandes marcas de maquiagem.
Preciso melhora-lo para que eu consiga esse objetivo.
Se você puder visitar e me diser o que fazer ficarei muitíssima grata...
Esse é o endreço:
www.clubedamaquiagem.blogspot.com
Adradeço a atenção,

Grande abraço.

Agne disse...

Oi Val! Obrigado! Visitei seu blog, mas acho que é melhor fazer o seguinte: coloque aqui suas dúvidas, porque elas podem render posts e ajudar outras pessoas.
Abraço!

val makeup disse...

Ok, vou preparar minha lista...

Abraços!

Layla disse...

gostei muito das dicas...meu blog é novo...e estou tentando divulgá-lo..estou tentando mantê-lo de acordo...ja pesquisei muito sobre o assunto...mas ainda estou trabalhando nisso...

http://asfasesdaminhalua.blogspot.com

penelopebeolchi disse...

SOCORROOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!
Estou sem conseguir postar fotos no meu blog devido ao esgotamento de capacidade do meu provedor.
O que quer dizer isso?
Qual a melhor solução?
Devo apagar as postagens mais antigas?

val makeup disse...

HELLLLLPME PLEASE....

Eu quero adicionar links que abram com a minha página, como os seus no topo (home, tendências...).
Sei que estou no caminho certo, já que achei um site com vários códigos para se criar um link onde testei algumas opções que deram certo.Porem o que esta me incomodando é que não cosigo deixa-los logo abaixo do cabeçalho na horizontal.
Toda vez que insiro o código com um nome de página que quero, o blog entende que é um "gadget" novo e vai adicionando um em baixo do outro...
O próprio blog tem essa ferramenta em "Páginas - exibe uma lista de páginas autonomas no seu blog".
Também não consegui usar pois acontece o mesmo na opção a cima.
O que estou fazendo de errado?
Sei que a resposta esta na minha frente, mas não consigo ve-la.

Obrigada desde já.
Abraços!

Agne disse...

Oi Penelope! Você atingiu o limite de armazenamento de imagens do Picasa, onde estão armazenadas as imagens que você envia para o Blogger. Para continuar postando imagens no seu blog, você tem algumas alternativas:

1 - Acessar o Picasa e verificar se existem imagens que podem ser apagadas, mas se ela estiver em uma postagem do seu blog vai desaparecer do post.

2- Hospedar as imagens em outro local, como no PhotoBucket ou Flickr, e informar apenas a URL de onde a imagem está hospedada quando for inseri-la no seu post.

3 - Comprar mais espaço no Picasa.

Diga depois o que você fez e se deu certo, ok? E se tiver um tempo, me conta o segredo de manter 7 blogs, trabalhar e viver, por favor! ;o)

Agne disse...

Oi Val! Os meus já vieram neste layout, nem uso o recurso do Blogger. Como o foco do InSurto é relacionamento, então não entro muito em ferramentas e edição html. Acho que cada um deve ficar no seu quadrado, digamos assim, então não entro na praia dos outros. Quem pode te ajudar nesse aspecto e já tem um bom trabalho desenvolvido é o Marcos Lemos: http://www.ferramentasblog.com/. Abraço e boa sorte!

val makeup disse...

Muito obrigada por indicar o blog do Marcos era exatamente o que procurava sobre o assunto...

No final da página do meu blog ainda tem + 7 "espaços" para que eu possa adicionar mais conteúdos, por ficar no final de tudo não sei o que posso acrescentar!
Você tem alguma dica?

Obrigada pela atenção,

Abraços!

Agne disse...

Oi Val! Bom saber que ajudou! Vou te dar uma dica: "menos é mais". Veja o que está sendo interessante para suas leitoras e foque nisso, o resto descarte. Você pode ter uuma idéia do quanto isso é importante nesse artigo >> http://insurto.blogspot.com/2010/02/o-que-voce-pode-aprender-com-pixar.html. Abraço!

Pri disse...

Esse Agne é um loosho! :D

Cátia Raposo disse...

Muito boas dicas! Obrigada! Tenho blog há um ano...mas comecei a postar mesmo de uns 4 meses para cá e tenho obtido bastante satisfação ...sei q tenho uito oq aprender...mas fiz o blog só para compartilhar mesmo....nada visando lucro ou etc...só por prazer e hobe mesmo! Mas valeu as dicas! gde abraço!

Emily Blyza disse...

socorro, o painel do meu blog sempre que eu abro, fica como se a página estivesse corrompida, e fica fechando o tempo inteiro,não sei mais o q eu faço, vc poderia me ajudar

Agne disse...

Emily, não entendi exatamente qual o seu problema, mas talvez você encontre a solução no Ferramentas Blog. Tem o link direto na lista de recomendados, logo ao lado. Boa sorte.

Karina e Kátia disse...

Nossa como adoramos as dicas temos o blog há 2 meses...bj

www.gauchasnamoda.blogspot.com

BlondinSecrets disse...

meu Deus como fui achar essa formosura só agora

meu blog é NOVO

adoreii o seu dá uma passadinha láa nele ve o q vc acha interesante mudar ou colocar ficarei muito feliz

Viithória Meendes disse...

Nossa ajudou muito
Crei a pouco tempo um blog com minha amiga e ajudou muito
Valeeu

Gustavo disse...

Muito legal o post.. Parabens..

Esta me ajudando bastante.

Agne disse...

Obrigado Gustavo! Sucesso com o seu blog!

Priscila Caldas disse...

Felipe (o nome do meu irmão, não vou esquecer nunca...rs)
Tenho um blog há dois meses. Tenho tido um bom resultado, pois, tenho amigas blogueiras com muito tempo no ramo que, me dão dicas, me mostra o caminho das pedras...
Meu marido que é formado em Sistema de Informação, é Arquiteto de Software e arruma o blog pra mim. Mas, como tem pouco tempo, já estou esperando há uns 3 meses pelo meu novo layout e ainda não tá pronto... :) Mas, quando falo em pagar alguém, ele se irrita e diz que vai terminar, para eu ter paciência. Então... Paciência!!
Amei ler sua matéria e quero mais!
Tenho tido um problema grande! Muitas pessoas ficam online quando faço um novo post, e faço um novo religiosamente todos os dias (conselho de amigas blogueiras), mas não comentam. Isso meu deixa triste, doente...
Qual será o problema do meu blog ou o meu problema??
Super beijo, Lipe! E visite o blog Uma Moça Bonita!
www.umamocabonita.com

Agne disse...

Olá Priscila, obrigado!
Não se preocupe tanto com os comentários no início. É legal conseguir fazer um post por dia, mas não deixe de fazer outras coisas por causa disso. Faça três posts por semana, veja os posts que bombam nos blog sque você gosta e analise o que faz as pessoas comentarem neles.

Outra questão é a qualidade dos comentários. Precisam acrescentar algo ao assunto que está em debate, para a conversa continuar acontecendo.

Vou te deixar três links para artigos sobre como obter mais comentários:

http://www.escoladinheiro.com/2008/04/29/sabe-como-atrair-mais-comentarios-para-o-seu-blog/

http://www.escoladinheiro.com/2009/02/19/10-tecnicas-para-receber-mais-comentarios-no-seu-blog-que-realmente-funcionam/

http://www.escoladinheiro.com/2008/07/08/11-ideias-para-conseguir-mais-comentarios-parte-iii/

Abraço e sucesso,

Felipe

Sue Labão disse...

Olá Felipe, tudo bem?
Cheguei ao seu blog por acaso, é assim que as coisas acontecem na blogosfera!
Tenho um blog desde fevereiro/2010, gosto dele, mas acho que ainda falta muito para ser um blog legal, sei lá. Não é o fato de ter poucos seguidores ou não ter parcerias, mas ainda não estou muito satisfeita com ele.
Quanto ao fato das parcerias, não quero me precipitar e muito menos ser ganaciosa, quero deixar este aspecto para o futuro.
Quanto ao nº de seguidores, os que consegui foi porque realizei um sorteio, não exigindo que se tornassem seguidores, ok? Mas o que mais vejo por aí é a obrigatoriedade de se tornar seguidor para participar do sorteio. Eu vejo que o legal seria seguir o blog por este ser agradável e útil, como o seu. Vc não me ofereceu nada!
Vou ler todas suas dicas para melhorar meu blog.
Se não for pedir muito passa lá: http://beautesensuelle.blogspot.com e deixa sua opinião de especialista.
Obrigada e abs,
Susan Labão

Agne disse...

Olá Sue! Obrigado pelo comentário! É bom ser útil e ajudar as pessoas. ;O)

marilene love disse...

olha, estou começando com o meu blog, quero uma opinião de profissionais, para dar uma olhada e me falar o que acha.meu endereço é marilenelove.blogspot.com.

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: