Quem mexeu na minha Coca-cola? Ecologia na lata!


 
 Coca-cola: versão Naked e The Facet

Mudar o design de embalagem de uma grande marca é o sonho de muitos designers, e alguns náo esperam convite. É o caso do Dzmitry Samal e do Harc Lee, que apostam na ecologia no desenvolvimento. Sabe o que me lembrou ver essas latas assim, lado a lado?


Seria o War Machine a versão "Naked" do Iron Man?
Leia  a matéria completa abaixo:

As palavras de ordem neste século são agora sustentabilidade e reciclagem. Reciclemos pois. Foi com este espírito que dois designers (um bielorusso o outro americano) propuseram um novo estilo para a lata de refrigerantes mais famosa do mundo.

Assim, Dzmitry Samal, professor da disciplina em Milão, com credenciais dadas em várias feiras internacionais, desenhou The Facet. Uma lata com formas inspiradas em losangos, que perdeu o contorno redondo mas cuja inovação consiste na forma como é fabricada. Dzmitry propõe o fabrico da embalagem da coca-cola ser feita pelo método de extrusão de impacto, um processo pelo qual a chapa de alumínio é pressionada a alta velocidade e com força extrema para um molde. As latas convencionais são feitas através de conformação a frio e o designer sustenta que esta nova fórmula permite uma maior poupança de energia.

A proposta do americano Harc Lee é uma lata chamada Naked. Tal como o nome indica, Naked é uma embalagem sem pintura e com o logótipo embutido numa superfície monocromática, dispensando assim qualquer tipo de tinta tóxica, o que permite reduzir substancialmente o grau de energia e de poluição necessárias para a sua produção. O resultado é uma lata clara e limpa, vagamente inspirada num formato idêntico ao do Ipod.

Mexer na tradicional lata de coca-cola sempre foi uma tentação para designers e artistas. Já Andy Warhol tinha sucumbido ao apelo magnético da famosíssima lata vermelha para criar vários objetos de arte. Mas nunca lhe alterou a forma. Agora, estes designers fazem duas propostas que, na boleia de ecologia, levam o seu arrojo criativo ao mexer num dos grandes ícones do século XX. 

Fonte: Expresso através da PDV News.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Quem mexeu na minha Coca-cola? Ecologia na lata!"

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: