O que os seguidores querem



Como desenvolver um vínculo com os consumidores nas redes sociais? Essa é a pergunta da vez, e tem muitos gurus respondendo. Como sempre digo, sou estatístico e prefiro dados que eu possa analisar a resumos com fórmulas prontas, e isso é o que o EMarketer oferece.

Reproduzo abaixo a tradução do artigo "What Social Followers Want", publicado na última sexta-feira. Acho que faltou um item, que é a conversação. Acredito que as pessoas não querem só receber conteúdo, mas também ter respostas, emitir opiniões, enfim, trocar idéias. Mas... segue o artigo para que você tire suas próprias conclusões:


O que os seguidores querem

Marcas querem que os consumidores as sigam para estimular novos negócios e o relacionamento/engajamento, mas os usuários de mídia social também desejam algo em troca. Eles  esperam obter um bom negócio, mas alguns, especialmente os usuários mais ativos de redes sociais, também estão interessados em aprofundar o relacionamento.

Um levantamento da MarketingSherpa de novembro de 2009 indica que saber sobre ofertas e vendas foi a principal motivação dos consumidores que adicionaram ou seguiram uma marca em redes sociais, reforçando os resultados de pesquisas anteriores. Mas este resultado foi seguido de perto pelo aprendizado (learning) sobre novos produtos, recursos ou serviços.


Usuários descritos como "conectores máximos" (que têm pelo menos 500 conexões sociais/amigos/followers) estavam menos interessados em fazer negócios do que a média. Seu interesse maior era saber sobre novos produtos e a cultura da empresa, demonstrando o profundo engajamento esperado pelos heavy users de redes sociais.

Um estudo anterior realizado pela Razorfish também apontou que oferecer promoções exclusivas é a principal motivação dos usuários de Internet nos Estados Unidos para seguir marcas no Twitter.


Os participantes que adicionaram uma marca no Facebook ou MySpace tiveram resposta semelhante, apesar de estarem mais propensos a se tornar um fã porque são um cliente atual da marca (32,9%) do que são os usuários do Twitter.

Oferecer conteúdo interessante é o mais importante para os usuários. Fazer isso somado a ofertas e descontos é um caminho eficiente para estimular o engajamento/relacionamento com a marca.

Fonte: EMarketer - 22 de janeiro de 2010

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "O que os seguidores querem"

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: