Ecossistema Twitter é 3 -4 vezes maior que Twitter

O alcance do Twitter é maior do que a gente pensava, gerando acessos de outros sites e blogs. Acabo de ler o estudo de @fredwilson sobre o tamanho do Ecossistema do Twitter em relação ao site do próprio Twitter. Basicamente, ele comparou o número de acessos ao seu blog e sua origem, e descobriu que 60 a 75% deles vieram de sites fora do Twitter, demonstrando o alcance que a rede de microblogging tem.


Imagem do blog Lalai Loaded: Twitter está trazendo acessos de outra praias

Mas o que seria o "Ecossistema Twitter"? Basicamente, todos os sites que publicam os tweets automaticamente através de algum aplicativo, como o Facebook e muitos blogs. Leia o artigo que traduzi abaixo ou o original em Inglês aqui.


Twitter.com vs Ecossistema do Twitter

John Borthwick, co-fundador da Betaworks, empresa criadora do bit.ly, bit.ly, twitterfeed, tweetdeck, chartbeat, e muitos outros serviços web interessantes, publicou ontem o artigo "processo de monitoramento da web em tempo real ..."

Através desses processos várias empresas da Betaworks, John e sua equipe têm acesso a uma quantidade enorme de dados e, se você estiver realmente interessado neste assunto, deve ler o post de John.

Eu desenvolvo muitas teses com base no que acontece no meu blog. E vi uma coisa que chamou minha atenção. O tráfego aumenta na primeira metade de janeiro, mas tem muitas visitas nesse período, como em um mês normal.



Então eu fui para o Google Analytics descobrir o porquê. E não vi nada de particularmente novo ou diferente nesta primeira metade do mês.

Mas o número de acessos diretos me intrigou e enviei um e-mail para John para ver o que eu podia aprender. A primeira coisa que aprendi é que ele estava planejando um post (link acima) sobre este tema. E me enviou alguns dados sobre os cliques para avc.com da bit.ly na primeira metade de janeiro. Aqui está uma foto do e-mail que John enviou para mim:




Agora, onde o Google Analytics registrou os 35.147 cliques? Bem, do Twitter.com, é claro. Mas havia apenas 7.567. Poderiam os outros 28.000 cliques virem de acessos "diretos"? Estou absolutamente certo que alguns deles vieram.

Mas pense por um segundo: dos 35.000 cliques que tenho de bit.ly na primeira quinzena de janeiro, apenas 20% deles vieram de Twitter.com. Então,  exatamente o quão grande é o Twitter.com comparado ao Ecosistema Twitter? Bem, vamos voltar para o post de John post e mostrar o meu gráfico favorito:


John estima que o Twitter.com tem cerca de 20 milhões de visitantes únicos por um mês nos EUA (comScore indica que ele tem a 60 milhões de visitantes únicos no mundo) e o Ecossistema Twitter tem cerca de 60 milhões de visitantes únicos nos EUA.

Isto diz que com todos os serviços web, não apenas videos, o Ecossistema Twitter é de cerca de 3x maior que o Twitter.com. E neste blog, cujo público é, certamente, os usuários avançados, a proporção é de 5x.

Só para verificar novamente, porque este é um negócio sério, chequei todos os links que usei no bit.ly nos últimos 30 dias. Aqui é onde eles foram clicados:


Logo, os links que coloquei fora do Twitter nos últimos 30 dias geraram quase 39.000 cliques. Legal. Mas apenas 10.000 desses cliques aconteceram no Twitter.com. O resto ocorreu em outras partes do Ecossistema Twitter, incluindo Facebook, que faz parte do Ecossistema do Twitter quando mostra um post  gerado no Twitter, como todos os meus são.

Então essa é uma relação de 4 vezes. Se há 3 vezes (no post de John), 4 vezes( meus links) e 5 vezes (incluindo o tráfego de videos), é evidente que há uma grande diferença entre os dois.

Meu ponto é este. Você pode falar sobre Twitter.com ou então você pode falar sobre o ecossistema Twitter. Um deles é um web site. A outra é uma parte fundamental da infra-estrutura de Internet. E o segundo é 3 a 5 vezes maior do que o anterior e é provável que esta pirâmidade aumente ainda mais.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Ecossistema Twitter é 3 -4 vezes maior que Twitter"

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: