Transparência Radical: um baile sem máscaras




A Transparência Radical é uma das mega tendências de 2009. Mais que uma “moda” passageira, essa exigência (e atitude) é fruto de décadas de amadurecimento e insatisfação contra propagandas enganosas, políticos mentirosos e práticas abusivas de grandes empresas. Mas como isso afeta você como pessoa, empresa, blog ou site?

Adotar a Transparência Radical como uma atitude para sua vida pessoal e profissional gera confiança, tranquilidade e dá a liberdade de você ser... você. Vivemos um momento em que o marketing se depara com a inversão do ditado “à rainha não basta ser pura, ele deve parecer pura”. Agora não basta parecer pura: ela deve ser.

Isso significa se expor, assumir suas dúvidas e fragilidades, mas também aprender com os próprios erros. Conversar, se aproximar das pessoas de verdade e dar uma resposta rápida, mesmo que não seja o que desejam ouvir. Ser transparente exige que você se mostre como é: generoso, rancoroso, alegre ou amargo. Acredite, há gostos para tudo então se você precisa se esforçar para agradar, você está falando para o público errado.

Se você acha que estou defendendo uma utopia, preste atenção: não existe sigilo. Tudo o que você faz, escreve ou envia está registrado e um dia virá à tona. Isso mostrará quem você, ou sua marca, é de verdade. Isso fará com que honestidadesinceridade e generosidade se tornem automaticamente valores a serem incorporados no comportamento de todos.

Não importa o quanto você seja bem ou mal intencionado, nada do que você faça será segredo e sempre haverá pessoas dispostas a ajudar você, assim como pessoas prontas para denunciá-lo. Não mantemos mais o silêncio por uma política de “boa vizinhança”: aceitamos nos expor para que ninguém passe pela situação que enfrentamos. Novamente, transparência e generosidade.

Se você está preparado para viver nesse mundo melhor e abraçar essas causas, bem-vindo ao baile. Se não está, segure firme sua máscara, porque ela vai cair.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Transparência Radical: um baile sem máscaras"

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: