Eu acredito em pessoas





Há tempos pensava em criar um novo blog, anos depois de haver enterrado o Excentrico no weblogger. Eis que Priscila, do blog Shampoo de Laranja, faz uma provocação ao debate no Twitter sobre o post de Raquel Medeiros em seu blog, com o título "Eu acredito em Conteúdo". Nele, Raquel cita uma palestra de Fábio Sasso, do blog Abduzeedo, com quem trabalhei no desenvolvimento do site da Prefeitura de Montenegro há alguns anos.

Resumo: Raquel defende, assim como Abduzeedo, que o conteúdo é o mais importante em um blog, site, whatever. Em segundo lugar, o design. Acrescento, criando uma "trindade": em primeiro lugar vem as pessoas, depois o conteúdo e em terceiro lugar, o design.

O conteúdo é feito por pessoas e para pessoas, assim como o design. Conteúdo não é rei, como alguns dizem: ele é conseqüência da união de boas pessoas, que também são boas profissionais. O que são os sites, blogs, redes sociais senão locais/hubs onde pessoas se encontram para compartilhar conteúdo?

Acho o trabalho do Fábio fantástico com o site, mas o conteúdo é todo gerado por pessoas. Links. Relações. Rede. Sem essas pessoas, não haveria conteúdo. Por essa razão, antes de pensar em conteúdo ou design, procuro pensar em quem serão as pessoas envolvidas para desenvolver a estratégia, o conteúdo e o design.

Para saber mais, recomendo:
Criatividade e Grupos Criativos - Domenico de Masi (Dois volumes)
Jacek Utko - strategy, content and design

PS: A foto demonstra a fé que une as pessoas em eventos religiosos, produzindo um conteúdo, gerando um ritual estético. É a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, em 2008 na praia de Garopaba/SC.

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

2 comentários: on "Eu acredito em pessoas"

JB Cardoso disse...

Sobre conteúdo e design, vale a mesma pergunta que se faz em relação a produtos: o que é mais importante: o conteúdo ou a embalagem?
Valeu a instigação. Espero que 'surta' efeito.

Agne disse...

Amigo JB, o mais importante é a pessoa que vai comprar. O que ela valoriza mais? Obrigado pelo comentário e espero o mesmo que você, de fato!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu InSurto: